Padroeiro:

Das mães, das viúvas e intercessora contra as doenças da pele.

História:

Sofia, que significa “sabedoria de Deus”, nasceu em Roma, então governada pelo Imperador Adriano, perto do ano 130. Ela sofreu grande perseguição, principalmente por Antíoco, que era o prefeito de Roma na época. Santa Sofia se converteu ao cristianismo ainda bem jovem.

Sofia foi casada e teve três filhas: Pistis (Fé), Elpis (Esperança) e Ágape (Caridade). Esses nomes ela escolheu quando levou as filhas para serem batizadas. Ficou viúva e, sozinha, cuidava das filhas. Assim, educou-as na fé cristã e se tornou um exemplo de mulher virtuosa em Roma.

Por causa de sua fama na cidade e da perseguição contra os cristãos, o prefeito da cidade prendeu Sofia e suas três filhas. A crueldade chegou a tal ponto que, na presença da mãe, o tal prefeito foi torturando uma a uma de suas filhas, para que ela renunciasse a sua fé cristã, e adorasse aos deuses romanos. A Santa e suas três filhas, porém, se mantiveram firmes na fé.

Os torturadores amarraram Sofia para que ela assistisse as torturas de suas filhas. A primeira filha, Fé, amarraram, quebraram seus braços e pernas, chicotearam até sua morte. A segunda, Esperança, colocaram em um tacho com betume quente até que ela morresse. E a terceira, Caridade, foi decapitada. Todas foram torturadas à frente da mãe, mas Sofia, sustentada pela força divina, permaneceu rezando por elas e dando forças para que aguentassem sem esmorecer na fé. Todas morreram rezando junto com a mãe.

O prefeito, vendo que Sofia não renunciaria à fé, resolveu deixá-la viva, afim de que sofresse moralmente a perda das filhas. Sofia sofreu, sim, o trauma da morte e a falta das filhas, mas permaneceu firme na fé e encorajando a todos que encontrava. Seu conforto era saber, com certeza no coração, que suas filhas deram a vida por Jesus e estavam na glória de Deus.

Após a morte das filhas, Sofia perdeu tudo que tinha: bens, casa, família, mas continuou levando várias pessoas para o cristianismo.

Algum tempo depois, enquanto rezava sobre o túmulo das três filhas, Santa Sofia caiu morta sobre ele. Ela foi sepultada no mesmo túmulo de suas filhas.

Oração:

Santa Sofia, Sabedoria de Deus, buscastes na contemplação de Cristo Crucificado força e coragem para a tua vida. Não desprezastes a vida na terra, porque teus olhos fixos no Cristo encontravam sentido melhor para tudo o que devias fazer. Indicastes para muitas pessoas o verdadeiro caminho a seguir, procurando na vida de Cristo no Evangelho, a fonte de inspiração para conviver melhor com todos. Ajuda-me a participar mais de nossa religião. De Deus, que é Pai, espero confiante tudo o que preciso para a minha felicidade. Ensina-me a ser sempre agradecido por tudo o que acontece em minha vida. Quer que eu também ajude outras pessoas a conhecer e a sentir a bondade de Deus.

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!