Padroeiro:

Dos Clérigos Regulares de São Paulo Apóstolo.

História:

A história desse título à Nossa Senhora tem início na demolição de um convento localizado na Itália (Piazza Colonna). Em uma de suas paredes havia uma tela a óleo de Scipione Pulzone onde representava a Virgem Maria trazendo em seus braços o menino Jesus, que ao ser transportado para o novo local onde seria instalado o convento, se quebrou.

O arquiteto então responsável pela obra, sentiu-se no dever de presentear a igreja com um novo quadro e assim o fez, colocando-o exposto no altar. Muito tempo depois, foram encontrados manuscritos sobre a construção da igreja e neles estava o escrito do sacerdote fundador, no qual dizia que Nossa Senhora tinha sido a única providência com a qual ele tinha podido contar para terminar a obra. Então, tomados de muita emoção, mandaram fazer uma cópia do quadro doado pelo arquiteto, a qual foi colocada no corredor que conduzia o convento à igreja. Abaixo dele, a seguinte inscrição: Mater Divinae Providentiae (Mãe da Divina Providência).

O culto a Nossa Senhora da Divina Providência teve início na Itália por volta do século XII, e foi oficializado pela Santa Sé no século XVIII. Essa devoção foi trazida para a América pelo Monsenhor Gil Esteve y Tomás, bispo de Porto Rico. Ele era da congregação dos padres barnabitas e trouxe consigo da Catalunha, Espanha, uma cópia do quadro e à Nossa Senhora da Divina Providência ofereceu um altar na Catedral.

A atual capela de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência é na Igreja de São Carlos ai Catinari, em Roma.

Oração:

Ó Maria, Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente a Vós.
Orientai a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade.
Alcançai-me o perdão dos pecados e sede minha proteção e guia todos os dias de minha vida.
Amparai-me nas horas de luta e sofrimento.
Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior de meu coração, para que nele eu possa acolher vosso Divino Filho, Jesus.
Libertai-me de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção.

Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim, e se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo.
Vós sois a minha esperança neste mundo; guiai com segurança os meus passos até à vida eterna.

Amém

Mensagem:

error

Curtiu nossa página? Compartilhe!