Santinho Ezequiel

Padroeiro:

Das pessoas com câncer e intercessor das causas imobiliárias.

História:

Ezequiel Moreno nasceu em 9 de abril de 1848 em Alfaro, na Espanha. Em uma humilde família e com grande devoção católica, seus pais foram Félix Moreno e Josefa Díaz. Desde garoto descobriu sua vocação à vida religiosa e em 21 de setembro de 1884 ingressou como religioso no convento espanhol dos agostinianos recoletos no Montegudo, Navarra. No ano seguinte fez sua profissão religiosa no teologado da Marcilla. Em 1870 viajou ao Manila, nas Filipinas, onde se desempenhou como missionário, e logo depois foi ordenado sacerdote e destinado ao Mindoro onde continuou suas atividades missionárias. Pouco tempo depois adoeceu de paludismo e retornou a Manila.

Mais tarde foi nomeado superior do convento do Monteagudo e volta para a Espanha para dedicar-se à formação dos futuros religiosos missionários.

Em 1888 viajou a Colômbia a mando de um grupo de missionários agostinianos recoletos. Lá, começou a reativar as missões e em 1893 foi nomeado bispo titular de Pinar e vigário apostólico de Casanare, em 1895 foi nomeado Bispo de Pasto. Ezequiel desempenhou sua nova missão com a eficácia e generosidade que o caracterizavam mas teve que superar numerosos obstáculos.

Em 1905 foi diagnosticado com câncer e diante das reiteradas súplicas dos fiéis e dos religiosos de sua Ordem, ao ano seguinte voltou para a Espanha para operar-se. A operação não teve êxito e Santo Ezequiel, firme em sua fé, retirou-se ao convento do Monteagudo, Espanha, onde morreu em 19 de agosto de 1906.

Sua fama de santidade cresceu rapidamente, sobretudo na Colômbia. Foi beatificado pelo Papa Paulo VI em 1975 e em 11 de outubro de 1992 foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Santo Ezequiel Moreno é considerado como o especial intercessor diante de Deus pelos doentes do câncer e um dos maiores apóstolos da Evangelização da América.

Oração:

Nós vos agradecemos, Senhor, por conceder-nos em Santo Ezequiel um perfeito modelo de fidelidade ao Evangelho, um ardente operário de vossa Igreja e um Pastor segundo o coração de vosso Filho.

Nós vos pedimos por vossa intercessão, conceder-nos viver, com alegria nosso testemunho cristão e imitar, sobretudo, seu ardente amor e sua total disponibilidade de serviço à Igreja e aos homens.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Amém

Mensagem:

Share Button