Santinho Estêvão

Padroeiro:

Dos diáconos, dos cavalos, dos pedreiros e contra dores de cabeça.

História:

Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja católica, que logo após a morte e ressurreição de Jesus, saiu pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.

Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os Helenitas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que o separou do grupo dos doze apóstolos.

Estevão foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado. Antes de tombar morto, Estêvão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

Estevão é o primeiro cristão a morrer pela sua fé, considerado-o por isso protomártir.

Oração:

Glorioso Santo Estêvão, diácono cheio do Espírito Santo, animador das Comunidades, nós vos pedimos que intercedas a Deus por nós, para que consigamos a graça de uma verdadeira conversão a Jesus Cristo e seu projeto. Concede-nos sabedoria e coragem para renovar nossas comunidades, tornando-as uma Igreja a serviço do Reino. Dai-nos força para participarmos sem medo da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, vivenciando, assim, a paz tão desejada. Guarda nossas famílias de todos os males para que nossos lares sejam verdadeiras igrejas domésticas, onde o Evangelho é anunciado e vivenciado. Tudo isso vos pedimos, por Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amém

Mensagem:

Share Button